18 de jun. de 2015

[Retrospectiva] VGMs cantadas, o processo de produção: #1 Star Light Zone

(Postado originalmente 14 de outubro de 2012 no extinto blog DreamSpace)

E aí galera, beleza?

Estou fazendo uma postagem mais completa sobre meu primeiro trabalho de VGM com letras, decidi deixar a galera mais a par de como as coisas estão fluindo. E como dois trabalhos já foram jogados na net, gostaria de falar um pouco sobre eles.

Então, de uns tempos pra cá tenho tido oportunidades pra participar de eventos. Mas quando comecei a pensar na possibilidade, percebi que a maioria das músicas que eu toco são de 1 minuto, repetitivas e mesmo assim algumas são enjoadas de decorar. Todas são melodias marcantes e não podem ser tiradas errado, não podem conter falhas, se não retiram toda a característica do som original, e isso é triste. rs

Pensando em relação a isso, fiquei com uma dúvida: Como fazer uma apresentação durar meia hora ou mais (dependendo do tempo disposto no evento) com músicas de 1 minuto e meio? Não é viável tocar 30 músicas em um evento de uns 45 minutos, nem tampouco fazer looping de execução umas 4 vezes em cada música. Daí então me veio a idéia de trabalhar com versões mais longas.

Várias idéias surgiram, das quais algumas prefiro não revelar agora, pra não gerar expectativa ou expor algo fora de seu tempo, mas uma das coisas que foram uma boa sacada foi essa de trabalhar com letras originais em VGMusic.

arte por rush88

Gosto demais da fonética do inglês americano pra músicas, mas cansado de pagar pau pra estrangeiros, achei que seria legal trabalhar primeiro com a galera daqui, do nosso país, com letras na nossa língua. É bom pra passar uma mensagem pros gamers nacionais, e homenagear diversos jogos aqui, entre nós primeiro.

Não tenho nada contra letras em inglês, mas acredito que o mais importante é fazer um som que a galera entenda, alcançar as pessoas daqui primeiro. Claro que essa idéia gera controvérsias, mas pro meu propósito particular, achei melhor letras em português. Se estivéssemos focados em um som comercial, talvez o propósito fosse meio diferente.

Mas isso não impede que sejam feitas algumas músicas em inglês, elas certamente surgirão. Alguns micos serão pagos pros gringos, enquanto são cantadas músicas com sotaque engraçado aqui no Brasil (hahaha), mas vão rolar algumas em inglês sim.

Então... Com essas idéias maquinando, resolvi pedir ajuda a pessoas com boa habilidade em escrever, pra poder dar um pontapé inicial nos trabalhos. Eu já tinha algumas letras, porém nenhuma delas ainda estava completa. Lancei um convite no Facebook, do qual alguns amigos aceitaram e resolveram participar contribuindo com letras. Obviamente todos receberão seus respectivos créditos em qualquer lugar que eu estiver propagando essas canções.


Então meu brother, Thiago Cruz (conhecido como Senil, do time do site Gagá Games) achou o projeto legal e aderiu, começando a contribuir com letras. Então surge a primeira letra: Sonic The Hedgehog - Star Light Zone. Canção que narra toda a visão da zona Star Light, contida no primeiro game da consagrada franquia da SEGA. A letra originalmente era assim:

Sonic The Hedgehog - Star Light Zone
Música original: Masato Nakamura
Letra original: Thiago Cruz

I.I.
Eu estou só
Contemplando a imensidão
Deste céu
Sobre mim
Suas luzes que me ofuscam
A visão

I.II.
Mal posso ver
Os perigos deste lugar
Incomum
Para mim
Com suas luzes perto do chão

[solo]

II.I.
Eu creio que
Na metrópole que estou
Nada há
A pensar
E só tenho que admirar
Sua luz

II.II.
Engano meu!
Pois preciso correr sem fim
Sem parar...
Descansar?
Quando a meta eu alcançar!

[solo]

III.I.
Eu não sei bem
com o que vou me deparar
Correndo
Por aqui
Com o tempo atrás de mim
Sem parar

III.II.
E o doutor?
Será que se esconde aqui?
Ou talvez
Logo ali
No prédio que agora vi?

[solo]


Trabalhando com a letra que tinha em mãos, fui encaixando-a na harmonia e podando/acrescentando/modificando o que achei necessário ou estéticamente viável. No fim ocorreram poucas mudanças, como a inserção de um trecho que foi repetido ao longo da música. Esse trecho, por sua vez, substituiu as partes onde haveriam solos:

[solo] Vou voar, insistir, reagir, prosseguir.
           Há muito o que procurar.
           Com fervor eu irei sempre além imergir.
           Sei que nada vai me parar.

Então, fui trabalhando na música, até chegar à sua versão final, da qual você poderá acompanhar assistindo o resultado do trabalho. Confira a letra logo abaixo do vídeo.



Sonic The Hedgehog - Star Light Zone
Letra original, versão final

I.I.
    Eu estou só
    Contemplando a imensidão deste céu Sobre mim
    Suas luzes que me ofuscam a visão (ô ô ô)

I.II.
    Mal posso ver os perigos deste lugar incomum para mim
    Com as suas luzes perto do chão

Vou voar, insistir, reagir, prosseguir.
Há muito o que procurar.
Com fervor eu irei sempre além imergir.
Sei que nada vai me parar.

II.I.
    Eu creio que na metrópole que estou nada há a pensar
    E só tenho que admirar a sua luz (ô ô ô)

II.II.
    Engano meu! Pois preciso correr sem fim, sem parar.
    Descansar? Somente quando a meta eu alcançar!

Vou voar, insistir, reagir, prosseguir.
Há muito o que procurar.
Com fervor eu irei sempre além imergir.
Sei que nada vai me parar.

III.I.
    Eu não sei bem com o que vou me deparar correndo por aqui
    Com o tempo correndo livre, sem parar (ô ô ô)

III.II.
    E o doutor? Será que se esconde aqui? Ou talvez logo ali
    naquele prédio que agora eu vi.

Vou voar, insistir, reagir, prosseguir.
Há muito o que procurar.
Com fervor eu irei sempre além imergir.
Sei que nada vai me parar.

[Star Light Zone - Melodia]

Gostaram? Espero que sim. Não sou vocalista [risos], mas estou firme nessa empreitada. Inclusive estou à busca de diversos vocalistas, pois o projeto vai ser bem versátil. Se você estiver interessado em fazer um teste, entre em contato comigo por aqui ou através da minha fanpage no Facebook: DreamSpace Fanpage. Só serão necessárias quatro coisas:

1. Saber cantar afinado, dentro do tom. Não precisa ser nenhum deus, só cantar afinado.
2. Não ter o sotaque muito carregado.
3. Ter um equipamento de gravação de alta qualidade (pode ser até mesmo uma câmera digital, com função de gravação em WAV ou outro som de qualidade).
4. Disponibilidade de gravações sem influência de som ambiente (barulhos, diálogos, sons externos que possam comprometer a gravação de voz).

Tendo isso, já é mais do que o suficiente, só fazer um teste e me enviar, então conversaremos melhor posteriormente.

Galera, um grande abraço e até o próximo post.


GuitarDreamer